quinta-feira, 28 de novembro de 2013

[Overclock] Introdução básica


Este artigo tem como objectivo dar as noções básicas de Overclock. Não vai ter informação detalhada mas apenas algumas definições de Overclock, cuidados, etc.


Mas o que é o Overclock?

Overclock é o processo que força um determinado componente de um computador a rodar em uma frequência mais alta, definida em hertz, do que a frequência do componente de origem de fábrica.

Para que serve?

A definição diz o principal objectivo. Com o aumento da frequência temos mais desempenho no computador.


Em que componentes é utilizado?

  • Processador.
  • Motherboard.
  • Memorias Ram
  • Placa Gráfica.


Riscos do Overclock,

Um dos principais risco é o sistema não iniciar e ter de se fazer um reset á Bios (clear CMOS). Isto depende da Motherboad umas são limpas através de um jumper e outra basta retirar a pilha.
Outro risco é chegar a queimar o processador/componente.
Overclock nem sempre é viável quem procura normalmente são os gamers e os entusiastas. O utilizador comum (office,Internet,vídeos,) principalmente não procura Overclock ate pode mesmo deixar o computador lento e instável se não for feito adequadamente.


Vantagens.

A principal vantagem é o desempenho. Mas mais desempenho do que permite para quê? Por exemplo gamers que procuram rodar algum jogo acima dos 60Fps, outros porque querem que o computador tenha mais resultado nos Benchmark, outro para que a renderização de imagens 3D ou videos 3D feitos em Cinema4D seja mais rápido existe diversas vantagens em ter Overclock.

Noções básicas....

Vcore - Voltagem a que o processador trabalha.
Clock - é a velocidade interna do processador.
FSB - Front Side Bus tem como função definir a velocidade externa do processador, a velocidade com que ele comunica com os componentes da Motherboard.

Estas são algumas noções básicas do Overclock. Claro que não vou ficar por aqui, vou continuar nos próximos artigos a explicar o que é o Overclock e como se faz.

Atenção: Façam Overclock por vossa conta e risco. Aconselho se querem começar primeiro pesquisem e peçam ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário