quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O que é NAS? (Network Attached Storage)


Para começar, este artigo vai ter como objectivo a introdução do tema "NAS" onde neste indicamos exemplos de Sistemas Operativos dedicados para tal como o FreeNAS que vamos conter vários tutoriais sobre ele.

Apenas alguns exemplos de Sistemas Operativos NAS:
Algumas marcas especializada em produtos NAS:

Mas afinal o que é o NAS? (Network attached Storage)


NAS é nada mais nada menos que um dispositivo dedicado ao armazenamento de arquivos dentro de uma rede promovendo acesso heterogéneo aos dados para os clientes dessa rede, ou seja, um NAS é um servidor conectado á rede com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede. Estes servidores não sao desenvolvidos para tarefas computacionais em geral mas tecnicamente ser possivel executar outros softwares neles. Geralmente as unidades não posuem teclado ou monitor onde são configuradas pela rede.
NAS sinonimo de armazenamento o que implica discos rigidos. Com isto podemos contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks) que para transferencia de ficheiros pode ser usado protocolos como o NFS, CIFS/SMB e por exemplo o tradicional FTP.

NAS está cada vez mais presente no mundo corporativo. Devido á redução dos custos deste dispositivos e com a popularização das redes domesticas, diversos produtos NAS surgiram para o mercado pessoal. A maioria deles contem processadores de baixo desempenho rodando versões Linux que se traduz no baixo consumo energético e custo dos dispositivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário