sexta-feira, 31 de maio de 2013

MSI Afterburner tutorial (GTX560)


Boas.
Existem formas de tirar melhor desempenho do nosso computador. No mundo gaming, a placa gráfica é um componente num computador muito importante para o desempenho dos jogos onde vou ensinar como melhora-la.

Antes de começar não me responsabilizo por qualquer dano que possam fazer com este tutorial. Se o fizerem é por sua conta e risco.
Começamos por fazer o download do software necessário:
Seguindo do download do software necessário instala-mos os mesmos. Depois de tudo instalado correctamente, abri-mos o Msi aftherburner.
Agora temos de considerar um aspecto muito importante que é a temperatura. Em todo o componente de um computador, acima dos 60ºc é temperatura irregular, ou seja, acima dos 60ºc são temperaturas muito elevadas.
Para começar depois do programa Msi Aftherburner aberto vamos seleccionar Settings. Depois seleccionamos na nova janela que abriu a aba Monitoring.
Na caixa vermelha como demonstra a imagem acima, seleccionamos todas as opções menos o frametime. Isto é para termos todos os gráficos no programa para monitorizar as varias informações sobre a nossa gráfica. Clica-mos em Ok para gravar as alterações. Com isto abrirá um novo programa chamado Rivatuner. Eu tenho configurado assim como mostra a imagem abaixo. Assim quando abro um jogo mostra sempre as fps a que o jogo esta a correr.

Agora estamos prontos para fazer clock á gráfica. Temos o Core clock e o Memory clock.
  • Core clock – Velocidade do processador da gráfica.
  • Memory clock – Velocidade das memorias da gráfica.

Vamos começar pelo core clock.
  1. No meu caso o clock de origem 880Mhz e aumentamos sempre de 10 em 10. Então vou colocar em 890Mhz.
  2. Faço teste com Heaven Benchmark. Tira-mos a pontuação. Verificamos os graficos do msi Aftherburner temperatura a 60ºc e fan nos ronda dos 50%.
Vamos sempre repetir estes passos. Aumentamos e vemos a temperatura e a velocidade da fan. A fan é a velocidade da ventoinha. Também temos de ter isso em consideração. Fui aumentando de 10 em 10 e parei nos 930Mhz porque nos 940Mhz a grafica ia abaixo e a fan já estava com uma percentagem muito alta ou seja com muita rotação para manter a gráfica fresca e no verão não ia conseguir colocar a gráfica abaixo dos 60ºc.
No memory clock aumentei de 2100 Mhz para 2200Mhz só para ter mais pontuação no benchmark mas eu não era para fazer clock as memorias.
A minha gráfica antes do clock no Heaven Benchmark tinha uma pontuação de 1477. Agora com o clock tenho 1586. Isto são simplesmente números, mas no tomb raider 2013 com tudo no máximo com o TressFX ligado, de vez em quando tinha quebras de 15FPS, com clock agora tenho quebras de 29FPS o que é excelente. O jogo corre fluido.
Deixo aqui as configurações do Heaven Benchmark de como testei a minha gráfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário